Se recorrermos ao dicionário, você vai encontrar que “singular” significa único, extraordinário, fora de comum, sem igual. Ou seja, singularidade é o que nos torna tudo isso. 

“A única coisa de que tenho certeza é da singularidade do indivíduo”. Albert Einstein 

Para o Einstein dizer que essa é a única certeza que ele tem, essa tal de singularidade deve ser mesmo importante.

Aqui na maris cocriação estratégica conceituamos singularidade como o conjunto de aspectos intelectuais, sociais e psicológicos de pessoas e negócios que tornam sua proposta de valor incomparável.

Essa ideia é comum em filosofia e psicologia, onde se argumenta que a singularidade de cada indivíduo é uma fonte de valor intrínseco e dignidade. A singularidade individual pode ser expressa por meio de habilidades, experiências, conhecimentos, traços de personalidade e muitos outros fatores que tornam cada pessoa única.

No caso dos negócios, sua singularidade é expressa por seu propósito – seu sentido de existir – sua oferta de produtos e serviços, os benefícios que proporciona aos clientes, a maneira como se faz, a equipe, os parceiros estratégicos, a gestão financeira, a gestão de pessoas, os canais de distribuição, voz e tons de voz, e o público que atende, entre outros.

 

Como descobrir especificamente o que faz parte dessa singularidade?

Eu faço isso por meio da cocriação estratégica, que é um processo no qual eu entro com meus saberes em marketing, publicidade, negócios e ciências humanas, entre outros, e meus clientes entram com os saberes deles, especificamente sobre si próprio e seu negócio.

Gosto também de usar ferramentas ágeis para facilitar e organizar o mapeamento da singularidade, especialmente o mind mapping e o Canvas. Para negócios, recomendo que a cocriação inclua pelo menos um representante de cada área da empresa.

 

Quais são os benefícios tangíveis desse mapeamento?

Vou listar aqui o que eu considero mais relevante, mas saiba que você pode descobrir muitos outros ganhos na prática.

  • precisão e velocidade na tomada de decisões
  • visão estratégica na busca de clientes
  • eficácia na composição de produtos e serviços
  • eficiência na comunicação
  • rápida identificação de necessidades
  • percepção de oportunidades
  • fortalecimento de parcerias estratégicas

E tudo isso leva a aumento de rentabilidade, qualidade de vida e felicidade no trabalho.

Quer saber mais? Envie uma mensagem pra mim.

 

Curiosidade

Dessa vez, o ChatGPT não foi um repórter muito eficiente, rs. Mas vou deixar aqui outros significados para a palavra singularidade que ele me trouxe.

  1. Singularidade matemática: refere-se a um ponto onde uma função ou equação não é bem definida ou não é diferenciável. Isso pode acontecer, por exemplo, quando a função assume um valor infinito ou quando duas curvas se intersectam em um ponto. Singularidades são frequentemente estudadas em cálculo, álgebra e geometria.
  2. Singularidade tecnológica: essa é uma ideia popularizada por Ray Kurzweil e outros futuristas, que acreditam que estamos nos aproximando de uma “singularidade tecnológica” – um ponto no futuro em que a inteligência artificial e outras tecnologias avançadas se tornarão tão poderosas que vão superar a capacidade humana de compreendê-las e controlá-las.
  3. Singularidade cosmológica: na física, refere-se a um ponto no espaço-tempo onde as leis conhecidas da física não se aplicam. Esse conceito é frequentemente associado à teoria do Big Bang, que sugere que o universo começou como um ponto singular de densidade infinita e temperatura infinita. No entanto, a ideia de uma singularidade cosmológica é controversa, pois muitos físicos argumentam que a teoria da relatividade geral de Einstein, que prevê a existência de singularidades, pode não ser aplicável em escalas extremas.

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.