Criatividade é traço de personalidade ou habilidade que pode ser desenvolvida?

Acredito que as duas coisas. Tem pessoas que são criativas por natureza, que normalmente fazem conexões entre as coisas que ninguém faria e produzem resultados surpreendentes. Essa é uma característica muito presente entre os artistas, mas não só neles. 

Embora eu tenha várias críticas em relação ao Steve Jobs, ninguém pode negar que o cara era muito criativo. Aliás, a última inovação disruptiva da Apple foi sob o seu comando: o lançamento do iPhone em 2007, quando a empresa revolucionou o mercado de celulares.

Não existe inovação sem criatividade! Inovação não criativa é melhoria contínua.

Tem muitos caminhos e metodologias para desenvolver a criatividade e produzir inovação. Mas existem alguns pré-requisitos para isso. Sem eles, nada vai funcionar.

 

Dez regras de ouro para desenvolver a criatividade

  1. Liberte-se do perfeccionismo – geralmente o que é perfeito leva tempo, tem etapas de aperfeiçoamento. Preocupar-se com isso no nascedouro das ideias faz com que elas morram antes de surgir. 
  2. Não pense em performance – quando estiver exercitando sua criatividade pense em ter ideias. A cultura do desempenho está matando a criatividade.
  3. Não se julgue – deixe as ideias fluírem livremente. Uma ideia ruim pode conduzir você para uma ideia boa. Não interrompa o fluxo criativo. Brinque. Teste. Experimente. 
  4. Respeite seu tempo – novas ideias podem vir num estalo, ou não. Deixe um espaço de tempo considerável na agenda para criar. Muitas vezes, um processo criativo precisa de mais de um dia, um pedacinho por vez.
  5. Intercale atividades – intercale o processo criativo com outras atividades para sua mente “oxigenar”. De preferência com alguma coisa inspiradora, como uma caminhada, uma contemplação ou uma cervejinha com a galera.
  6. Interseccione –  busque conexões entre todos os seus campos de conhecimento, das paixões e interesses pessoais à sua capacitação técnica.
  7. Crie em equipe – quanto mais diverso for o time criativo, maior será a chance de produzir uma inovação disruptiva, pois o repertório de campos de conhecimento aumentará consideravelmente.
  8. Alimente-se culturalmente – o entretenimento gera memórias marcantes em nosso cérebro, principalmente o que é surpreendente. Aproveite a criatividade alheia para abastecer-se.
  9. Use ferramentas ágeis – a metodologia ágil estimula a criatividade por si só, pois é repleta de cores, formas e fluxos de impulso à geração colaborativa de ideias.
  10. Use canetinhas coloridas – Lembra do vídeo do filtro solar que viralizou em 2014? Aquele do Pedro Bial dando dicas para viver bem e se preparar para o futuro? Ele fala um monte de coisas muito bacanas e inspiradoras para concluir: use filtro solar. Então, eu tô igual. Dei as regras de ouro para você desenvolver a criatividade e concluo dizendo: use canetinhas coloridas. As cores acionam lembranças e emoções próprias em sua mente. Combiná-las é ter acesso a um repositório mais amplo da sua memória. Funciona, eu garanto.

CRIA ATIVIDADE é criação em movimento. Exercite a sua. Use canetinhas coloridas!

Boa sorte e bom trabalho.

Até a próxima.

 

Sobre a autora

Eu sou Maris Harada, criadora do @fala.maris e fundadora da maris cocriação estratégica.

Assine a newsletter lá embaixo 👇 e receba a cada 15 dias tudo que rolou por aqui.

O Fala Maris tem artigos semanais, e-books, infográficos e aulas para fomentar o debate sobre um mundo do trabalho mais saudável, diverso e criativo.

Para saber mais sobre mim acesse meu perfil no Linkedin: linkedin.com/in/marisharada

 

Leia também

https://mariscocriacao.com.br/fala-maris/a-calma-e-uma-habilidade-importante-para-os-negocios/

 

Cocriação estratégica, o que é isso?

 

Usamos cookies para personalizar o conteúdo, adaptar e medir anúncios, além de oferecer uma experiência mais segura a você. Ao continuar a navegação em nosso site, você concorda com o uso dessas informações. Leia nossa Política de Cookies e saiba mais.